domingo, 27 de julho de 2008

tema

A avaliação de curto e longo prazo - José Manuel Moran

É um texto, entre inúmeros, do escritor Moran. Compara, na educação, a avaliação intelectual de curto prazo e longo prazo.
A avaliação a curto prazo não é de se desprezar completamente. Mas a de longo prazo é significativa, duradoura. Mostra-nos o grau de integração e coerência entre a aprendizagem intelectual, a emocional e a ética. Mostra-nos se compreendemos mais profundamente a nós mesmos e aos outros; se relacionamos melhor alguns campos do conhecimento e os incorporamos as nossas vivências, procedimentos e práticas no cotidiano.
Alguns critérios norteiam a avaliação a longo prazo:
- O gosto pelo conhecer;
- Coerência entre a compreensão e ação, entre teoria e prática;
- Maior capacidade de acolhimento, de comunicação e interação entre os outros.
Diz Moran também no texto que a educação tem focado mais nos resultados do conhecimento intelectual e descuidado os resultados na evolução emocional, na motivação de vida, na postura ética.
Moran finaliza dizendo que a educação escolar pode desempenhar um papel mais relevante e ajudar a que cada pessoa acredite em si, desenvolva sua auto-estima, suas melhores qualidades, num processo cada vez mais afetivo e coerente.
mailto:jmmoran@usp.br

domingo, 13 de julho de 2008

PROFESSORES FAZENDO BLOG


DEPOIS DO DIA 04 DE JULHO


No dia 04 de julho alguns professores de algumas escola da 31 SDR participaram do curso de capacitação sobre o linux educacional em Iporã do Oeste. Hoje, dia 13, depois de 9 dias, estou retomando e ensaiando para ver se aprendi a lição!!!!!

sexta-feira, 4 de julho de 2008